A convite do Sindicato Rural de Barra do Ribeiro, a Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, e o Coordenador da Plataforma de Gestão, Raoni Lopes, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), participaram na última semana do 1º Encontro das Oliveiras e o 26º Encontro do Arroz. Realizado na Fábrica de Gaiteiros da cidade, o evento contou com uma intensa programação, com palestra sobre o Programa pioneiro de certificação de carcaças da ABHB e degustação de Carne Certificada Hereford.

“Muitos produtores não são apenas pecuaristas. Trabalham também com lavouras de arroz e soja e tem na pecuária a sua fonte de renda”, afirmou Fabiana, que integrou a mesa de debates do painel intitulado “Venha discutir com a gente a sustentabilidade da lavoura arrozeira”. Junto com os pesquisadores Amanda Martins, Luiz Gustavo Denardin e Rúbia Dominschek, do GPSIPA e NITA Aliança SIPA, esclareceu dúvidas do público presente e versou sobre as maneiras de crescer com essa interação, melhorando a produtividade pecuária da propriedade.

“Tivemos um ótimo público e todos muito interessados”, destacou a presidente do Sindicato Rural de Barra do Ribeiro e organizadora do evento, Marília Terra Lopes. “A presença da Fabiana, explicando as características e potencialidades de se ter uma carne diferenciada, foi muito importante, pois além de aumentar a rentabilidade do sistema do arroz, pelo bom manejo da utilização da pecuária, também mostrou que podemos produzir carne com sabor e qualidade, diferenciando do Brasil Central que provém de confinamentos”.

A palestra de Fabiana foi precedida de almoço. Um carreteiro de Carne Certificada Hereford especialmente produzido pela equipe de cozinheiros da Farsul foi servido ao público. Pela manhã, também ocorreu o ciclo de palestras sobre as oliveiras e visita ao Viveiro de Mudas da Tecnoplanta. Na programação do turno da tarde foram abordados temas como “Os Resultados finais da Safra de Arroz” e “Projeto 10 + Estratégia de manejo para rentabilidade da lavoura de arroz”.

 

Por Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo

Edição Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Acesso: AQUI