Aconteceu no dia 03 de outubro no município de Itapejara D’Oeste mais uma etapa das capacitações previstas no Projeto Rural Sustentável. O Dia de Campo foi realizado na propriedade do Sr. Raul Dall’Agnol e contou com apoio de técnicos da SIA – Serviços de Inteligência em Agronegócios, empresa que presta serviços de extensão rural na região, além de outros atores envolvidos na agricultura familiar como a Cresol e o SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Itapejara e ATER. 

O evento teve como objetivo principal a tecnologia de integração lavoura pecuária floresta (ILPF) com bovinos de leite em pastejo em pomares de laranjeiras e manejo do pasto. Tecnologia que permite o aumento da produtividade, além de seus decorrentes benefícios ambientais e financeiros. No encontro também foi divulgado a chamada pública para Unidades Multiplicadoras, lançada no dia 28 de julho. A capacitação prevê reunir aproximadamente 40 participantes e é dirigida a pequenos e médios agricultores do município, agentes de assistência técnica rural, além de agentes municipais, representantes da secretaria de agricultura e meio ambiente. 

 

 

O Projeto Rural Sustentável tem como foco ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. O propósito é incentivar o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da biodiversidade, através da melhoria das práticas de uso da terra e o manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, ao mesmo tempo que contribui no cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). Os municípios beneficiários do projeto no Paraná são: Francisco Beltrão, Renascença, Itapejara d’Oeste, Verê, Dois Vizinhos, Realeza, Paranavaí, Nova Londrina, Primeiro de Maio e Bandeirantes.