No dia 21 de setembro, aconteceu o primeiro Dia de Campo do Gado Leiteiro, no município de Fraiburgo, na Fazenda Meirelles. O evento contou com a presença de cerca de 150 produtores rurais, sendo promovido pela Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente da cidade. O encontro teve como objetivos o planejamento forrageiro, manejo das pastagens, implantação de pastagens perenes de verão e o melhoramento genético dos rebanhos.

Esse evento trata-se de uma parte do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), que proporcionou um aumento de 66% na produção leiteira em 2016, passando de 4.500.000 L para 7.000.000 L. Ainda em 2016, 1.239 notas de produtor foram emitidas, incrementando a economia local. Nesse ano, de janeiro a agosto, a produção já alcançou 4.500.000 L, dado superior em 47% em relação ao ano passado.

 

 

Através de convênio entre SIA (Serviço de Inteligência em Agronegócios) e EPAGRI, atualmente 12 propriedades fazem parte do PISA no município, que preconiza o fortalecimento da estrutura produtiva e da gestão. As famílias participantes, juntamente com o consultor “constroem” novos formatos para suas atividades produtivas. Essa inovadora forma de trabalho, possibilita que os produtores se apropriem do conhecimento e que sejam os atores principais desse projeto. Com isso, as melhorias se perpetuam sem a presença do consultor, permitindo que haja rotatividade das famílias atendidas.