Na terça-feira, dia 07 de novembro de 2017, foi realizada a reunião com o grupo de produtores de gado de corte do município de Tavares, onde o tema foi “Forrageiras de verão”, ministrada pelo consultor técnico da SIA/PROPISA Eng. Agr. José Augusto Díaz.

Com ênfase no planejamento do sistema produtivo de cada propriedade rural (gado de cria, recria, terminação, etc.), a palestra teve o objetivo de fornecer, aos produtores, ferramentas para as futuras tomadas de decisão quanto aos planejamentos forrageiros, buscando a adequação da disponibilidade de forragem com a necessidade de cada rebanho.

Foram abordadas e discutidas as principais plantas forrageiras usadas no Rio Grande do Sul, além do campo nativo (base da alimentação das propriedades atendidas), as plantas anuais (milheto, sorgo e capim sudão) e também as plantas perenes (brachiária, panicum e cynodon). Cada qual com suas características, ciclos, necessidades nutricionais e custos de implantação.

No período da tarde, foi realizada uma saída a campo na propriedade do senhor Acacio Brum Coelho, representado pelo seu filho José Glauco Araujo Coelho que recebeu o grupo de produtores. Estes tiveram a oportunidade de visualizar um mosaico de espécies que compõem de forma eficiente o planejamento forrageiro para uma pecuária de recria de terneiros com excelentes resultados. Nessa oportunidade, pudemos mostrar aos demais participantes, os animais em pastejo em áreas de campo nativo, áreas de brachiária e, também, áreas onde vai ser implantado o capim sudão.

Foi um dia muito produtivo, onde os atores principais foram os produtores através das trocas de experiências e questionamentos, onde a prática complementou a teoria e o resultado é a caminhada rumo à uma pecuária eficiente, produtiva e rentável.