Fazenda Pedra Vermelha

Fazenda Pedra Vermelha
Município: Jóia/RS
Proprietárias e administradoras: Andréia e Sone Hickenbick.
Consultor Técnico: Luis Henrique Correia

Descrição do Sistema Produtivo

Descrição do Sistema Produtivo A propriedade atualmente dispõe de uma área total de trabalho de 1.002 ha: dos quais 500 ha são áreas de integração lavoura pecuária (soja/pastagens anuais de inverno), 440 ha são campo nativo, 22 ha são pastagens perenes de verão (8 ha de Brizantão e 14 ha de Capim Aruana) e 40 ha são pastagens anuais de verão e inverno (Capim Sudão – Verão / Aveia Preta – Inverno).

Diagnóstico Inicial Realizado

O trabalho teve início em Agosto de 2015, desde então a propriedade tem recebido visitas continuadas oscilando entre 30 e 60 dias.

Dentre as constatações diagnosticadas da propriedade estavam:

1) Desequilíbrio forrageiro verão/inverno: até então a propriedade não dispunha dos 40 ha de Capim Sudão e dos 14 ha de Aruana, tendo uma grande oferta forrageira de inverno, no entanto para o verão haviam restrições forrageiras, sobretudo de qualidade nutricional para categorias de terminação.

2) Recria deficitária das fêmeas e consequente idade ao primeiro serviço de 36 meses: com o estabelecimento das pastagens cultivadas de verão, foi possível antecipar a idade de abate dos machos, reduzindo assim uma categoria animal durante o período de inverno, fato que possibilitou manter as terneiras de reposição em pastagens de inverno durante sua recria.

Plano de Produção Integrada

A meta produtiva estabelecida para o sistema é de 350 ventres, com taxa de desmame mínima de 85%, e taxa de descarte anual de 20%; com idade de abate de 18 meses e idade ao primeiro serviço das fêmeas de 24 meses; e peso mínimo de ingresso dos terneiros na pastagem de inverno de 250 kg; e o peso mínimo de abate desejado de 450 kg.

A estação de monta definida para o sistema produtivo é de 90 dias, entre os meses de Agosto e Novembro, tendo como objetivo concentrar as parições entre os meses de Maio e Junho (utilizando as pastagens anuais de inverno em área de integração lavoura pecuária).

Figura 1. Planejamento forrageiro anual – Fazenda Pedra Vermelha.

Resultados Obtidos até o momento

1) O peso de ingresso dos terneiros nas pastagens de inverno em Abril de 2017 foi de 262 kg; uma nova meta foi estabelecida: 300 kg.

2) A propriedade já abate cerca de 60% dos machos com 18 meses de idade e peso superior a 400 kg, a perspectiva para 2018 é abater 100% dos machos até os 18 meses de idade;

3) A taxa de prenhez tem oscilado entre 82 e 85%, sendo esse um desafio ainda a ser alcançado na propriedade: alcançar o valor mínimo de 85%.

Cases relacionados

Agropecuária Boeing – MT

Agropecuária Boeing  Município: Vera/MT Proprietário/administrador: Bruno Boeing Filho. Consultora Técnica: Ana Paula Zazycki   Descrição […]

Estância Santa Martha – Sant’Ana Do Livramento-RS

Estância Santa Martha – Sant’Ana Do Livramento-RS. Produtores: Matheus Mendina, Graciana Mendina e Luis Mario Mendina.

Quer saber como a SIA pode ajudar você?

Conheça nossas soluções e entre em contato para falar com um de nossos especialistas
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Copyright 2017 – Serviço de Inteligência em Agronegócio – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb