Mauro Schuh

Mauro Schuh
Consultor Técnico: Jean Mezzalira

A propriedade do Mauro Schuh e família localiza-se no município de Laranjeiras do Sul – PR, possui uma área de 14,2 ha e recebe atendimento do programa PisaCoop desde março de 2014, por meio do consultor Jean Mezzalira As atividades desenvolvidas são basicamente a atividade leiteira, onde há predominância da raça holandesa, que está em constante melhoramento genético, além da produção de culturas de verão, basicamente milho para produção de grão úmido e silagem de planta inteira.

Ao realizar o planejamento das atividades da propriedade, preconizou-se o trabalho familiar, de forma que as atividades pudessem ser bem desenvolvidas, verticalizando a utilização das áreas da propriedade, buscando diminuir o tempo de trabalho, além do aumento da produtividade, tornando assim a propriedade mais eficiente no que faz.

No início dos trabalhos constatou-se a presença de vazios forrageiros tanto de outono quanto de primavera. Esse fator, pode ser encarado como um grande problema em uma propriedade foi resolvido com um planejamento forrageiro bem feito e manejo de pastagem muito bem executados pelo produtor, seguindo os princípios do pastoreio rotatínuo, aliados a rotação de culturas e conservação do solo, garantindo assim alimento de qualidade para os animais.

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida da família, sugeriu-se a adoção de novos horários para a ordenha, mudando o horário da manhã das 5:00 para as 7:00 e o horário da tarde das 18:00 para as 16:30 horas. Dessa forma, foi possível otimizar os horários de pastejo, para que possam se concentrar nas horas mais frescas do dia, basicamente antes da ordenha da manhã e após a ordenha da tarde, aumentando assim, o consumo de forragem pelos animais.

Associado ao maior consumo de pasto, implantou-se o conceito de Nutrição de Precisão com ajuste de dieta individual baseado em parâmetros de cada animal. Com isso se aumentou a produtividade, melhorou a sanidade do rebanho, além de praticamente eliminar os problemas reprodutivos, e como consequência de todos esses fatores, se reduziu os custos de alimentação e manutenção dos animais.

Houve aumento de 31% no número de vacas lactantes, de 66% de bezerras e novilhas para a reposição e redução de 33% no número de vacas secas, que juntamente com as demais melhorias, resultaram em um aumento de 51,8% na produção individual por animal e o dobro de leite produzido por dia.

Por sua vez, os custos de produção atuais diminuíram 25% em relação ao início do projeto, resultando em um aumento de margem bruta, visto que a produção e produtividade aumentaram e o custo de produção diminuiu. Além da menor carga de trabalho e aumentos nos índices produtivos, é visível as melhorias que vem ocorrendo na propriedade em questões de infraestrutura, graças a maior remuneração alcançada e, dessa forma, garantindo também a sucessão familiar.

Cases relacionados

Agropecuária Boeing – MT

Agropecuária Boeing  Município: Vera/MT Proprietário/administrador: Bruno Boeing Filho. Consultora Técnica: Ana Paula Zazycki   Descrição […]

Estância Santa Martha – Sant’Ana Do Livramento-RS

Estância Santa Martha – Sant’Ana Do Livramento-RS. Produtores: Matheus Mendina, Graciana Mendina e Luis Mario Mendina.

Quer saber como a SIA pode ajudar você?

Conheça nossas soluções e entre em contato para falar com um de nossos especialistas
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Copyright 2017 – Serviço de Inteligência em Agronegócio – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb