Lidar com as emoções que surgem ao longo de um planejamento sucessório foi a proposta de um encontro realizado na tarde desta sexta-feira, 26 de agosto, no Estande Universo Pecuária, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Promovido pela SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, o Farmcoaching reuniu o advogado Henrique Bernardes, da Coelho Silva e Centeno Advogados, a Coach e gerente de Rh da SIA, Débora Garcia, e a advogada diretora da Farsul Jovem, Fernanda Machado. 

Bernardes ressaltou que antes de se recorrer às ferramentas do Direito para resolver questões de sucessão em um negócio, é preciso harmonizar conceitos do passado que sustentaram o negócio ao longo dos anos com os anseios de uma nova geração. O advogado enfatizou que o primeiro passo é estabelecer esse diálogo entre gerações para evitar possíveis rupturas.

A advogada e diretora da Farsul Jovem, Fernanda Machado, citou o seu exemplo pessoal. Quando a propriedade deixou de ser administrada pelo avô, começou um conflito entre posições mais conservadoras da avó e da mãe com as dela. Foi quando Fernanda foi tocada pela memória afetiva ao lembrar dos tempos de criança, quando andava na fazenda com o avô. Fernanda entendeu que esse legado não deveria se perder e passou a estabelecer acordos com a família para  manter a administração do negócio.

Já a coach e gerente de Rh da SIA, Débora Garcia, ressaltou que existe um aumento de interesse no sentido de estabelecer sucessões que não sejam traumáticas no ambiente familiar. Segundo Débora, a configuração do agronegócio está mudando, “O chamado fio do bigode está ficando para trás e métodos mais técnicos e profissionais estão  sendo buscados. Além disso, as pessoas estão vivendo mais, o que também faz com que os processos sejam conduzidos segundo novos conceitos”, concluiu.

Para firmar esses conceitos, está sendo anunciado o treinamento Farmcoaching Sucessão, o mais novo treinamento da SIA em parceria com a Coelho Silva e Centeno Advogados. Serão dois dias de imersão na temática sucessão rural e integração entre produtores rurais de diferentes regiões. O evento ocorrerá nos dias 04 e 05 de outubro no Urban Concept, na avenida Carlos Gomes,  número 1942, em Porto Alegre (RS).