No dia 28 de novembro de 2017, na Fazenda do Espinilho, Tupanciretã – RS, aconteceu, pela 13ª vez ao longo de 17 anos, o Dia de Campo do nosso querido “Experimento de Tupã”, mais conhecido após as publicações dos boletins técnicos pelo tema da “Integração Soja-Bovinos de Corte no Sul do Brasil”.
Tivemos um público de mais de 500 pessoas, composto de produtores, estudantes e técnicos do setor agropecuário. O dia de trabalho foi dividido em duas etapas, a primeira a campo, onde em estações, o público obteve as informações referentes a cada fase, ganho animal e produção de soja e a estação de finalização onde o solo, que é o componente principal do sistema, foi abordado. Como o manejo sustentável do ciclo pastagem contribui e muito na melhoria do sistema produtivo.
Na parte da tarde, tivemos a participação de produtores integrantes do Projeto Integração Lavoura e Pecuária do Programa Juntos para competir, onde todos eles foram taxativos ao informar que a pecuária bem conduzida em sistemas de ILP trouxe benefícios para suas propriedades, aumentando a rentabilidade do ano agrícola.
De acordo com o professor do Deag/Unijuí, Emerson André Pereira, que acompanhou os estudantes, a participação foi muito importante “muitos dados científicos que trabalhamos em sala de aula sobre Integração Lavoura-Pecuária, são oriundos desse experimento”, salienta.
Desta forma, acreditando que a pesquisa tem que chegar ao campo, agradecemos àqueles que mantiveram e mantem este experimento durante todos estes 17 anos, principalmente a Pedro Albuquerque, William Filho, Gleice Menezes, Augusto Caetano,atuais pesquisadores, e que contribuíram de forma direta para a realização deste evento. Ainda agradecemos aos palestrantes Amanda Posselt e Tales Tiecher, além dos grandes mentores deste estudo, Paulo Carvalho e Ibanor Anghinoni. Também ao Programa Juntos Para Competir, em especial à Eloisa Muxfeldt, por ter se engajado com o grupo da Aliança SIPA e feito um evento tão bonito e tão proveitoso.
Então o 13º Dia de Campo Integração Soja-Bovinos de Corte da #AliançaSIPA e o 1º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária do Programa #JuntosParaCompetir foram incríveis!!! Confira um pouquinho da área experimental “in loco” após 17 anos com diferentes manejos da pastagem em SIPA, com o depoimento de nosso Diretor Executivo, Dr. Davi Teixeira, que esteve presente com demais integrantes da equipe SAI. #siabrasil #aliançaSIPA#juntosparacompetir

Confira no trecho extraído do documentário “Terra e Sustentabilidade”, produzido pela JOHN DEERE Brasil, um pouquinho da integração lavoura-pecuária realizada na Fazenda do Espinilho, local do 13º Dia de Campo sobre Integração-Soja Bovinos de Corte no Sul do Brasil da #AliançaSIPA, em parceria com o Programa #JuntosParaCompetir (Sebrae RSSENAR – RSFarsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul).