Chegou o momento tão importante da pecuária de cria, a hora de desmamar os bezerros, mas o que devo fazer com eles? Recriar na fazenda ou vende-los?

 

O primeiro passo é saber se a fazenda tem um sistema produtivo estabelecido, ou seja, se ela trabalha apenas no sistema de cria ou realiza o ciclo completo.


Em fazenda que trabalha no sistema de cria, geralmente realiza a recria das bezerras que serão reposição de matriz, contando com as demais áreas lotadas com vacas e reprodutores, não havendo espaço para a recria dos bezerros e bezerras descarte (as que não irão ficar para reposição do plantel).


Na fase de recria (espaço de tempo da desmama até a terminação) o animal apresenta grande exigência nutricional para poder atingir bom desempenho, portanto a propriedade deve estar preparada para oferecer pastagem em quantidade e qualidade, podendo complementar a dieta com auxílio da suplementação no cocho.


A fazenda que trabalha com sistema de ciclo completo deve estar preparada para suprir as exigências desses animais após a desmama, como geralmente a desmama é realizada no outono, esses animais podem usufruir da ILP (integração lavoura pecuária) ou sequestro em confinamento até fim do inverno ou seca, dependendo da região.


Para se preparar devemos contar com um planejamento do sistema produtivo, com plano forrageiro e lotação ao longo do ano. O planejamento é nosso elemento norteador, que vai nos guiar durante o caminho.


Oportunidade de mercado, normalmente o ágio do bezerro era em torno de 15 a 25%, atualmente contamos com ágio chegando a 50% sobre o preço do boi gordo, tudo isso por conta da valorização do boi gordo e escassez de bezerros.


Cuidado, ao recriar este animal o ágio tende a cair, quanto mais pesado for o animal menor será o valor pago acima do boi gordo, logo devemos ter um sistema de recria eficiente.


Portanto, tenha um sistema produtivo definido, um planejamento forrageiro e do sistema, mantenha atenção no mercado mas muito cuidado ao tentar “abraçar” todas as oportunidades de mercado mudando o sistema já definido dentro da porteira. Ao mudar o sistema produtivo, tenha um bom projeto em mãos e saiba que será um longo trajeto a ser percorrido, lembre-se que não devemos prejudicar nosso sistema produtivo por conta da ganância momentânea do mercado.