Produzir carne na mesma área que também se produz grãos. Pois é, implementar a pecuária no sistema de produção é uma opção que tem surpreendido positivamente muitos produtores que adotam o sistema de Integração Lavoura-Pecuária em suas propriedades. Principalmente no bolso. Há mais de 10 anos, a SIA atua com essa prática e esse tempo todo nos trouxe experiência suficiente para te contar alguns prós e contras na implantação do sistema e como converter tudo isso em produtividade.

Começamos pelos prós:

Melhora da estrutura do solo
Está comprovado que uma ILP bem manejada no momento da pecuária, resulta em benefícios para a fertilidade do solo, já que melhora condições físicas, biológicas e químicas, em função da maior produção de matéria seca e ciclagem de nutrientes, se comparado a uma área em que é realizada apenas a cobertura vegetal, mas sem uso com animais.

Diversidade de produção
Um sistema de produção que possui maior diversidade de produtos tende a ser mais resiliente e sustentável, pois está menos vulnerável a condições climáticas adversas e a oscilações de mercado. Além disso, há uma flexibilidade maior para ajustar o sistema ao que está previsto nestes dois cenários.

Maior ganho/área
Quando analisamos os ganhos advindos da ILP, chegamos a um melhor resultado econômico por área, já que há produção, seja de grão ou carne, o ano inteiro, tornando o sistema produtivo mais eficiente.


E os contras:

Ajuste das áreas para o Gado
Uma das coisas que precisamos modificar, quando estamos acostumados a um sistema que é apenas lavoura, é a adequação das áreas e instalações para o recebimento dos animais e que estes tenham o conforto necessário para que desempenhem bem sua produção.

Divergência entre equipes de lavoura e pecuária
É muito comum, em sistemas de integração, que a propriedade passe por um período de adaptação, neste sentido, já que as equipes, que antes focavam apenas no seu objeto de produção, passam a fazer parte de um sistema só e, para isso, muitos paradigmas devem ser quebrados. Essa adaptação depende de muita conversa, mediação e interação para que exista realmente um sistema unificado em que o objetivo é o resultado final e não apenas de um “time” ou outro. (Misturar no futebol essas equipes é uma bela forma de fazer gerar esse engajamento conjunto! #ficaadica)

Sistema ajustado nos detalhes
Como tudo que vai ficando mais rentável, vai ficando também mais exigente. Na ILP não é diferente! Esse tipo de sistema produtivo requer maior habilidade e conhecimento técnico para fazer o planejamento global do sistema e os ajustes necessários em momentos críticos, como nas trocas entre pastagem e lavoura. Além disso o sucesso de um sistema integrado passa pelo sucesso no manejo da pastagem, que é fundamental para garantir os benefícios que sempre ressaltamos da ILP, caso contrário podemos ter resultados negativos se apenas resolvermos colocar gado no inverno, mas sem ter o conhecimento suficiente de como fazer o círculo ser virtuoso.

E aí, vai colocar gado na área da soja ou vai seguir deixando de LUCRAR MAIS?