O sistema ILP consiste na condução de diferentes sistemas produtivos de grãos, carne e leite, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão.

A ILP é uma excelente alternativa para a recuperação de áreas degradadas, por meio da intensificação do uso da terra, pois potencializa os efeitos sinérgicos existentes entre as diversas espécies vegetais, proporcionando, de forma sustentável, maior produção por área.

As propriedades que implantam Integração Lavoura-pecuária (ILP) conseguem ter diversificação na produção, ou seja, utilizam durante o ano a mesma área para produzir grãos e produto animal (carne ou leite), gerando aumento no número de atividades econômicas, o que possibilita um aumento de rentabilidade por ha/ano.

Acelera o processo de aumento de fertilidade do solo, porque mantem a cobertura de solo de forma correta, o que leva a mais acúmulo de M.O (matéria orgânica) e diminui a erosão e a perda de água do solo (diminuição da vulnerabilidade climática), trazendo benefícios para as culturas subsequentes, isso leva ao aumento de produtividade de grãos/ha e maior eficiência na utilização de insumos.

Sistemas integrados bem planejados promovem incremento na produção de soja (+10%) e na produção animal (+70%), em relação a sistemas puros de produção ou com manejo ainda não assertivo.

 

 

 

Veja a comparação abaixo dos benefícios em propriedades que utilizam o sistema ILP e outras que não:

 

Produção de grãos                                                                                 ILP

Dependem muito da tecnologia dos insumos   /     Menos tecnologia de Insumos e mais do Sistema

Maior risco econômico                                           /      Menor risco econômico

Maior investimento em fertilizantes                  /      Menor investimentos em fertilizantes

Maior estratificação de nutrientes do solo        /      Menor estratificação de nutrientes

Maior suscetibilidade a doenças e pragas         /      Menor suscetibilidade a doenças e pragas

 

Entenda os resultados a curto, médio e longo prazo:

Curto prazo: Aumento de rentabilidade por hectare com a Lavoura de Carne

Médio prazo: Ganho em fertilidade do solo, sustentabilidade ambiental, social e econômica da produção

Longo Prazo: Diminuição de investimentos e alta produtividade em ambos os negócios.

 

Conheça um dos nossos cases de sucesso em Mato Grosso que implementou a ILP como sistema de produção e tornou a lavoura de carne mais rentável para os negócios:

Agropecuária Boeing – MT

 

Conheça também o Pastoreio Rotatínuo, o conceito de manejo de pastagens que vem surpreendendo os resultados nas propriedades atendidas pela SIA: